Patrimônio Financeiro Nov/16 (R$185.366,56) ou -2,06%

Minhas metas anuais de aporte, patrimônio e rentabilidade já foram atingidas facilmente, então antecipei o retorno para o acompanhamento do planejamento de longo prazo. A única meta que não devo alcançar é a renda passiva, planejei atingir o valor de 9,6k e devo fechar o ano próximo dos 9k.

Esse mês mesmo com um aporte dentro do planejado, o recuo patrimonial foi impressionante, regredi R$ 3890,86, o maior recuo registrado nesses 3 anos de acompanhamento do portfólio de investimentos. Essa é uma situação nova para mim, com o aumento do meu patrimônio as variações percentuais movimentam um grande volume financeiro, então estou praticando ficar ainda mais longe das frequentes atualizações, preciso de proteção contra mim mesmo... Ficou estranha a frase, mas é isso mesmo.


Esse final de ano o blog deve ficar um pouco parado, a nova versão da planilha não ficou tão boa quanto eu previa, estou com problemas para atualizar as cotações do tesouro direto, mas vou manter a disponibilização da ferramenta para a próxima semana.

Abaixo segue a planilha de cotas do nobre ADP.


Patrimônio Financeiro Nov/16 (R$185.366,56) ou -2,06% Patrimônio Financeiro Nov/16 (R$185.366,56) ou -2,06% Reviewed by Surfista Calhorda on 11:29 AM Rating: 5

24 comentários:

  1. Já já rompe a barreira dos 200k! É isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião o pneu do carro furou nesse finalzinho de ano viu.
      Eu havia alimentado a expectativa de atingir os 200k ainda neste ano, mas vou me manter na casa dos 180k mesmo.
      Obrigado pelo comentário e peço desculpas pela demora da resposta.

      Excluir
  2. Puts Surfista, pesado hein meu caro!
    Mas vamos seguir firme ai nos aportes! Você tem seguido muito forte nos aportes!
    Parabéns!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI essa é base do meu plano de poupança e IF, preciso aportar sempre.
      A meu recente apagão foi motivado justamente para manter esses aportes constantes, precisei assumir alguns novos desafios que estão consumindo muito tempo.
      Peço desculpas pela demora da reposta.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tales obrigado pelo elogio.
      Peço desculpas por não responder antes.

      Excluir
  4. Tb caiu mt minha carteira Calhorda, liga não!

    Vou é comprar AMbev abaixo de 17 reais e Eztec abaixo de 15 reais.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não acho ruim a oportunidade de comprar Ambev abaixo dos 17 reais. O meu negócio é fazer poupança e todo mês guardar um bocadinho.
      Valeu pela visita e peço desculpas por demorar na resposta do comentário.

      Excluir
  5. As variações mensais são absolutamente normais para quem investe em renda variável, não dá para ter uma rentabilidade boa em RV sem aceitar variações mensais negativas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo MB, mas que isso as vezes dá um frio na barriga dá. 1% de variação dá quase 2 mil reais... O bom que esse impacto e proporcionalmente inverso com uma alta de 1%
      O negócio é seguir o padrão monótono da minha estratégia de poupança na bolsa.
      Valeu pelo comentário e novamente peço desculpas pela demora na interação.

      Excluir
  6. é normal isso, to adentrando na renda variavel e olha que to com 69k apenas, comecei a aplicar em fundos. Rumo aos 200k surfista! no meu caso 100! hehe abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Jovem, seu nickname já me traz muita alegria e esperanças num país melhor no futuro, nós poupadores, vamos ter melhores condições de educar nossos filhos e de gerar valor para a sociedade.
      Eu já me conscientizei que essa variação irá ser corriqueira, mas de vez em quando causa um pouco de vertigem... Por isso é importante manter os pés no chão.

      Excluir
  7. Surfista,

    Tá ficando lindo essas planilhas ai ....

    Mês muito complicado pra RV .... vamos ver o q dez nos reserva ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks, Rodolfo.
      As planilhas são uma diversão pra mim, mas não vejo a hora delas não terem mais serventia, digo isso pois acho que no curto prazo teremos startups entregando ferramentas completas de gestão com custo muito acessível, quiçá de graça.
      No final do ano minha carteira perdeu boa parte da potência, acho que vou regredir uns 10% nos dois últimos meses, mas isso não tira o brilho da rentabilidade de 2016.
      Valeu pelo comentário e desculpe pela demora.

      Excluir
  8. Olá Surfista.

    Esses gráficos e planilhas são bem feitos, parabéns.
    Excelente carteira e um bom patrimônio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy habilitei hoje o link para download da planilha, depois dá uma conferida no link de downloads do blog.
      Apesar dos dois últimos meses do ano não seguirem a mesma tendência de alta, 2016 está sendo um excelente ano para o meu patrimônio.
      Desculpe pela demora na resposta.

      Excluir
  9. Bom dia surfista,

    RV este mês de novembro foi complicado e dezembro não vejo um cenário muito diferente, mas é absolutamente normal essas variações, continue na luta que a parte mais difícil que é o início você já percorreu com folga.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educador, sua visão sobre Dezembro está se confirmando, mas o buffer de segurança criado durante o ano vai garantir uma excelente rentabilidade para 2016.
      Valeu pelo comentário e desculpe pela demora.

      Excluir
  10. Buenas, Surfista! Queda é oportunidade, sua carteira é muito boa.

    Ah! Lembro que algum tempo atrás você comentou em aumentar a % de RF, pretende aportar mais em RF ou vender RV?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois últimos meses do ano estão me incentivando a manter um exposição maior na RV. Eu as vezes faço esse tipo de reflexão sobre vender alguns ativos da RV, mas acho que o mais correto é direcionar o dinheiro novo para RF do que girar o patrimônio.
      Para 2017 não tenho nenhuma previsão de vender ativos, e acho que vou manter o dinheiro novo direcionado para RV mesmo.

      Excluir
  11. Cair faz parte da nossa trajetória. Força, Surfista! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico Doutor, inclusive os fracassos trazem mais aprendizado que as vitórias.
      Valeu pela força.

      Excluir
  12. Surfista,

    Pode ser uma dúvida de iniciante, mas acho melhor perguntar.
    Porque na planilha de cotas, na linha 2016/ago a valorização mensal foi 0,28% e mesmo assim a valorização anual caiu de 29,80% para 29,22%. Tentei entender isso olhando as fórmulas mas são muito difíceis para minha pessoa. Não sei se o aporte pode influenciar nesse caso. Se houve valorização mensal não deveria haver uma valorização anual também independente do aporte do mês?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela pergunta, vou pegar esse exemplo para fazer um post explicando o que acontece. Acho que o ADP já explicou isso uma vez, vou dar uma olhada se acho algo mastigado no blog dele e te dou um retorno.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.